Drible no Supremo: com Davi, com Motta, com governo, com tudo
Davi Alcolumbre, a estrela do Congresso, parou todos os trabalhos do Senado por 15 dias (mas todo mundo seguiu recebendo o salário, darling, e a gente continuou pagando eles todos).
🦎 Mas Davi voltou esta semana para presidir a primeira plenária como presidente do Senado, vestido com o manto de todo-poderoso e driblando o Supremo. Com Motta, com governo, com oposição, com tudo (sem nem precisar falar em impeachment de ministro). Uma festa danada, como diria o Posto Ipiranga.
🦎 Os congressistas e o governo acharam um jeitinho maroto para driblar o Supremo e liberar bilhões e bilhões e bilhões de dinheiro público do orçamento da União para retomar obras (e otrascositasmas) paradas há 6 anos. Eles aprovaram um projeto de lei que libera restos a pagar do Orçamento da União desde 2019. Inclusive os que já haviam sido cancelados.
🦎 Na prática, como bem noticiou a Agência Brasil (podemos confiar na Agência Brasil, né?), isso vai significar a liberação dos R$ 4,6 bilhões das emendas parlamentares bloqueadas pelo nosso glorioso Dino DaSsilvaSsauro, o supremo Flávio Dino. E o Dino, darling, bloqueou as emendas porque os nossos congressistas simplesmente não dão transparência ao orçamento. Sim!!! Olha que beleza!!! Com Supremo, com tudo. Digo, sem o Supremo nessa. O Dino que lute.
🦎 E quem estava nessa? O Davi, claro, que parou tudo no Senado para botar pressão (e viajou com o Lula na semana passada). O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (que é do PT do Amapá e também viajou com Lula na semana passada para o Amapá). Os líderes todos dos partidos que participaram da reunião que definiu que eles votariam esse projeto e os 65 senadores presentes na casa que votaram sim, vamos liberar o orçamento secreto.
🦎 Agora o projeto vai para a Câmara e adivinha quem concordou com tudo isso? Sim, ele em pessoa, Hugo Motta dos Conchaves, o homem que tomou conta da Câmara frigorífica do Lira.
Só o Supremo perdeu
🦎 Para o governo, a saída não podia ser melhor. Ele libera o dindim para o Congresso, fica bem na foto para aprovar pautas como o próprio Orçamento de 2025 que ainda não foi aprovado e ainda enche o País de obras (dizem eles que isso vai destravar um monte de obras). Tudo o que um governo impopular quer neste momento é um canteiro de obras. (Pensando bem, estou precisando de umas emendas aqui em casa também).
Teve denúncia mesmo?
🦎 E tudo isso, enquanto a Procuradoria Geral da República denunciava Bolsonaro pelo crime de Golpe de Estado e vinha a público a delação do Mauro Cid. A propósito, fizemos uma publicação maravilhosa no Instagram com as 10 coisas aleatórias da delação do Mauro Cid. Num dia ele diz que o povo do golpe só queria tirar selfie, no outro dia ele diz que o povo do golpe se reuniu com Braga Netto para criar o caos social. E ainda diz que mentiu porque não queria ofender o general. Aff. O Xandão que lute.
O mais ambientalista de todos
🦎 E como ficamos só nessa da denúncia do Bolsonaro ontem, nem pudemos noticiar aqui o quanto o ministro das minas e energia que luta e luta para liberar a exploração do petróleo (a mesma que o Davi Alcolumbre também quer e o Lula está fazendo esforço para liberar, a da Foz do Amazonas) disse na segunda-feira quando anunciou que o Brasil ia entrar no cartel do petróleo, quero dizer, na Opep +. (O cartel do petróleo é a Opep. O plus ali deve ser só quem dá ok):
"Os ambientalistas ... têm todo o meu respeito, eu também sou ambientalista, também defendo a preservação do meio ambiente. Trabalho vigorosamente para avançar na transição energética, talvez eu me considere até mais ambientalista que eles."
🦎 Estou comovida. E vocês?
E o Tarcísio, hein?
🦎 O Tarcísio que não é besta, nem nada, saiu em defesa de Bolsonaro dizendo que nosso ex não teve qualquer intenção golpista em nenhum momento. Primeiro. Tarcísio era do governo de Bolsonaro. Segundo. Ele quer o voto dos bolsonaristas todos, vai dizer o quê? Que Bolsonaro planejou o golpe?
A paz mundial
🦎 Mas agora que o Congresso se acertou com a liberação, mais uma vez, do orçamento secreto, eles dizem que querem a paz mundial. Menos os bolsonaristas que querem a anistia já.
Eu só quero ir dormir, BRASEW, que ontem fiquei até de madrugada.